segunda-feira, 10 de maio de 2010

Para que servem os MEGA-CAPACITORES ?

Você terminou a instalação de um sistema de som de 1000 Watts. e está ancioso para escutar seu novo sistema de som.

Mas quando liga o som e aumenta o volume, uma surpresa: todas as luzes do veîculo agora piscam juntamente com a música, fazendo o carro parecer uma discoteca. Vocé logo culpa a bateria, julgando-a incapaz de suportar a carga, e sugere adicionar mais uma. Problema resolvido? Não. Na verdade ele pode até se tornar mais grave. Quem culpar agora? o equipamento?, O quê?

Vamos tentar entender um pouco a natureza do problema. A bateria é um acumulador de energia sob forma química, realizando seu trabalho por intermédio de reações entre água, ácido e metal existentes em seu interior. Esta reação necessita de um determinado tempo para se realizar. Ou seja, embora a energia esteja disponível na bateria, a mesma não pode ser libertada de uma só vez, causando queda na voltagem disponível. A solução pode ser a utilização de um megacapacitor.

Ele não é uma bateria. Na verdade, o capacitor mão é nada mais do que um reservatório de energia com resistência interna muito baixa, permitindo a liberação de energia instantaneamente, sem perda de voltagem. Isto ocorre porque o capacitor armazena energia sob a forma elétrica (elétrons livres), ao contrário da energia química da bateria.

A instalação de um capacitor é simples e fácil, porém alguns pontos devem ser levados em consideração. Ao abrir a caixa você encontrará as partes necessárias para a instalação juntamente com um resistor de algum tipo. O capacitor vem de fábrica descarregado e pode ser manuseado sem problema.

1) Encontre um local adequado para instalação do capacitor, sedo altamente recomendado o mais próximo possível do amplificador (de 10cm à 30cm);

2) Prepare a fiação para o mesmo, utilizando fios de bateria apropriada e conexões que permitam o maior contato possível. A ligação pode ser feita de diferentes formas, como os exemplos que seguem.

3) Faça a conexão, ligando o fio positivo primeiro e deixando o negativo para conexão posterior. Selecione o ponto de carroceria onde será feito o aterramento e prepare o cabo para o mesmo.

4) Chegou a hora de recorrer ao resistor que acompanha o capacitor. Caso você não o possua ou tenha perdido, é possível utilizar uma lampada 12v de 20w(destas utilizada nas luminarias do teto do carro). Conecte um lado do capacitor, utilizando um voltímetro para checar a carga após um ou dois minutos, dependendo do resistor. Quando o capacitor atingir a mesma voltagem existente na bateria, remova o resistor (ou a lampada) e conecte o aterramento em definitivo, é recomendável que você proteja o capacitor para evitar possíveis curto-circuitos no sistema.

[ criação e edição: Zé Luiz]

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