segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ganho do amplificador, para que serve ?, como regular corretamente ?

O ajuste do ganho pode ser encontrado, principalmente, nos amplificadores e crossovers ativos. O que muita gente se equivoca é achar que o ganho é um ajuste de volume, ou ainda, como um controlador de potência.
Mas o ganho não é nada disto, ele nada mais é do que um recurso que faz o amplificador ou crossover se adaptar melhor ao CD/DVD Player e também para "equalizar" a intensidade do áudio em diferentes vias do sistema de áudio. Pois o ajuste do ganho é, o ajuste da sensibilidade de entrada de sinal do equipamento, assim se o CD/DVD Player tem uma saída de sinal RCA de 4Vrms, o ganho do amplificador deverá estar com seu ajuste praticamente no mínimo, ou se ele tem uma saída de sinal RCA mais comum, em torno de 2,2Vrms, o ajuste de ganho no amplificador até poderá ser ajustado próximo do meio (no máximo).
Nos amplificadores, o ajuste de ganho tem exatamente a função de regular a sensibilidade de entrada do amplificador, fazendo com que ele dê sua potência total tanto com o nível no máximo quanto no mínimo.
Para ajustar o ganho de um amplificador, ajustamos um componente eletrônico chamado potenciômetro ou trimpot, que nada mais é do que um resistor variável, este faz com que a entrada do amplificador fique mais ou menos sensível ao sinal vindo do CD/DVD Player. Como todo componente eletrônico que têm partes móveis (mecânicas) possui imperfeições, não devem ser ajustados nem no mínimo ou máximo. Como ilustra a figura abaixo:

 

Como podemos ajustar o ganho do amplificador quando está ligado diretamente no CD/DVD Player?

O primeiro ponto a ser observado é qual a voltagem do sinal de saída RCA do aparelho. Assim podemos relacionar quantos volts (Vrms) tem a saída com qual será a excursão má de nosso ajuste.

A figura abaixo ilustra bem isto:




Na primeira figura temos o exemplo de um CD/DVD Player com 6Vrms ou mais na sua saída RCA, a excursã máxima que podemos ter é esta indicada pelo arco vermelho. Para as tensões mais baixas este arco vai aumentando, como é o caso de saídas de 4Vrms e de 2,2Vrms.


Os males do uso inadequado ao ganho

Os principais males relacionados ao mau uso dos níveis de ganho está qunado se utilizam níveis de ganho muito elevados, acima de 50%.

Neste caso a incidência de distorção na saída dos amplificadores é muito alta, levando com o tempo a danos tanto nos alto-falantes, baterias e também ao próprio amplificador. O ouvido humano pode ouvir distorção no áudio reproduzido por um alto-falante, mas apenas quando este nível já é bem elevado, principalmente em sistemas votlados para ambientes abertos, como nos trios elétricos, assim nunca tenha o que se ouve como referência para isso.

[criação e edição: Zé Luiz]

Nenhum comentário:

Postar um comentário