segunda-feira, 10 de maio de 2010

Amplificador x Baterias. Quais as baterias necessárias para meu sistema de som ?

Para abastecer o sistema elétrico do veículo e o sistema sonoro utilizamos a bateria, que geralmente tem 12,6Volts.O que as diferencia é a sua capacidade de carga, isto é, a capacidade de armazenar energia, quanto maior esta capacidade, maior será a disponibilidade de corrente elétrica para ser utilizada, e quanto maior esta capacidade maior será o tamanho e peso da bateria.

Originalmente os veículos possuem baterias que tem sua capacidade de armazenamento de energia entre 40 e 100 A/h (ampéres/ hora), para as necessidades do veículo e de um sistema sonoro BEM modesto.

Mas quando se quer um sistema de áudio Potente, composto por vários amplificadores ou ainda amplificadores de alta potência, temos que inevitavelmente reforçar o sistema elétrico do veículo para que a tensão de alimentação dos equipamentos não varie conforme o seu funcionamento.

vamos ver um exemplo para que isto fique mais claro.

Quando temos um sistema composto por um amplificador de 900WRMS e outro com 1800WRMS, sendo o amplificador de 900wrms utilizando para reproduzir as frequências médias e altas e o amplificador de 1800w rms utilizado para reproduzir as frequências baixas.

Neste caso o amplificador de 900w rms consome à plena potência cerca de 100A/h e o amplificador de 1800wrms consome cerca de 160A/h à plena potência, assim deveremos ter no mínimo 260A/h em baterias. Fique atento que a carga da bateria deve ser vista em Amperes/hora, nunca devemos ver esta carga pelo valor de pico.

Assim o sistema elétrico para este sistema ficará no mínimo desta forma:



Como podemos ver na figura acima, em um sistema com apenas dois amplficadores de alta potência podemos utilizar três baterias de alta capacidade de carga, como temos um sistema que consome à plena potência cerca de 260A/h, deveremos ter no mínimo 260A/h disponível, como no exemplo que temos 270A/h.

Fontes auxiliares X Amplificadores

O uso de fontes auxiliars para sonorização automotiva requer vários cuidados, entre eles estão:

A fonte deve suprir as necessidades de recarga do sistema;

Deve ter sua tensão regulada e estabilizada entre 12 e 14,4 Vcc, com ou sem carga;

Ter filtragem capaz de não deixar que o ruído da rede elétrica passe para o áudio;

Não utilizar fontes auxiliares em paralelo;

Podemos utilizar o mesmo exemplo assima, só que usando fontes de alimentação.
Utilizando para os mesmos amplificadores, em vez de 3 baterias de 90 ampéres, apenas uma unica bateria de 90 ampéres e uma fonte de 200 ampéres.

DICA:
Os cabos que fazem a ligação entre as próprias baterias e entre as baterias e os amplificadores e fontes, devem ser os mais espessos possíveis, para minizar as perdas, utilização de cabos finos, pode levar a perda de energia e principalmente potência do sistema de áudio.

[criação e edição: Zé Luiz]

Nenhum comentário:

Postar um comentário